sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Seminário de História de Filosofia da Ciência

O Seminário de História de Filosofia da Ciência vem sendo organizado a cada dois anos, desde 2004, e tem como um de seus objetivos integrar os trabalhos desenvolvidos em duas Universidades Estaduais da Bahia (UESC e UEFS), na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e na USP. Nas edições anteriores, tal objetivo foi plenamente alcançado. Justamente em virtude do intenso trabalho de articulação e cooperação acadêmica, contamos, em 2006, com a participação de professores e alunos dos programas de pós-graduação de universidades do Paraná (UFPR, UEL, UEM, UNIOESTE e UNICENTRO), além de professores e alunos de pós-graduação das universidades anteriormente indicadas. A edição anterior, em 2008, promoveu a ampliação das relações com outras universidades (UERJ e UFSC), de forma a integrar pesquisadores que vêm trabalhando há algum tempo com questões voltadas para o campo da biologia e da história da medicina.

Nesta quarta edição do Seminário de HFC, a ser realizado no período de 17 a 20 de agosto de 2010, será dada continuidade ao trabalho aglutinador dos estudos realizados por dois grupos de pesquisa “Estudos de Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia” (USP) e “Epistemologia e História da Filosofia da Natureza” (UESC); pelo programa de pós-graduação em Filosofia da UFBA e pelo programa de pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, UEFS-UFBA. Além disso, um indicador do crescimento desse encontro, que é fruto dos contatos estabelecidos a partir do seminário de 2006, bem como de outros encontros realizados ao longo dos anos seguintes, a exemplo do VI Encontro AFHIC e do XI Seminário da SBHC, realizados em 2008, consiste na ampliação da participação de conceituados pesquisadores na área. Dessa forma, o grupo de pesquisa, sediado na UESC, procura consolidar esses laços por meio do intercâmbio existente entre a USP, a UERJ, a UFSC e a UFBA, possibilitado pela edição anterior do Seminário de História e Filosofia da Ciência.

Por fim, cumpre registrar que o seminário tem propiciado a inserção desta universidade no âmbito das discussões que vêm sendo desenvolvidas em outras instituições de ensino superior, por meio da ampliação visível pela qual o seminário vem passando a cada reedição com a participação de pesquisadores de diversas universidades.

Nenhum comentário: